A desnutrição hospitalar em adultos é frequente, tem um alto índice de ocorrências e isso prevalece há muitos anos, tantos nos hospitais públicos, como nos hospitais privados, segundo pesquisa realizada pelo Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar (IBRANUTRI), em mais de 60 hospitais do Brasil.
Diante deste cenário que precisa ser mudado, o Hospital Daher aderiu à campanha preventiva “Diga não à Desnutrição”, organizada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN). “O objetivo da campanha é reduzir as taxas de desnutrição hospitalar entre os pacientes internados por meio de ações de triagem, manejo e tratamento”, esclarece Juliana Prepadim, nutróloga da BRASPEN.
No Hospital Daher, quem zela por todo esse processo é a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN). “Com foco multiprofissional, a equipe do Hospital Daher é composta por médicos, nutricionistas, nutrólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, enfermeiros e fisioterapeutas, que realizam auditórias diárias e semanais”, explica Gianna Rosa, supervisora de nutrição e coordenadora técnica da EMTN.
“Fazer uma terapia nutricional com qualidade e segurança é o maior objetivo da EMTN, pois assim pacientes internados sempre terão melhores respostas a qualquer tratamento. A desnutrição pode acarretar problemas para a recuperação do paciente, como por exemplo, demora no processo de cicatrização, maior risco de infecções e risco de complicações pós-cirúrgicas, e principalmente, aumenta o risco de lesão por pressão, o tempo de internação, risco de mortalidade e os custos”, explica o médico nutrólogo, Dr. Alexandre Curvelo.
Assim, para dar início à campanha, o Hospital Daher recebeu, no dia 7 de junho, a palestra “Diga não à Desnutrição” ministrada pela IBRANUTRI, com o intuito de alertar os profissionais da saúde sobre os malefícios da desnutrição. Durante a palestra foram apresentados 11 passos para combater a desnutrição, ou seja, medidas capazes de melhorar a assistência ao tratamento prestado aos pacientes desnutridos.
A campanha continua durante o mês de julho, com cursos que fazem parte do programa de educação continuada, ofertados aos profissionais da área da saúde e certificados pelo Recursos Humanos do Hospital Daher.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *