O Hospital Daher Lago Sul, em parceria com o Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva (CEMOI), tornou-se um pólo de conhecimento e capilarização de conceitos e protocolos que impulsionam o cirurgião dentista no tratamento de enfermidades odontológicas que acentuam o quadro infeccioso do paciente de média e alta complexidade.

A participação de um cirurgião dentista na equipe multidisciplinar de saúde é de fundamental importância para a terapêutica e a qualidade de vida dos pacientes hospitalizados. De acordo com a Dra. Claudia Baiseredo, Diretora do CEMOI e Coordenadora de Odontologia da UTI do Hospital Daher, a Odontologia Intensiva ganha força auxiliando no controle de infecções, adequação de meio bucal e prevenção de úlceras traumáticas dentre diversas patologias encontradas na cavidade oral em UTI. “O Hospital Daher Lago Sul destaca-se como sendo o primeiro do Centro-Oeste do país a acreditar no trabalho dos cirurgiões dentistas em ambiente hospitalar abrindo portas para a capacitação desses profissionais”, completa Claudia.

Além de manter a saúde bucal e promover bem estar aos pacientes críticos, o processo de Odontologia Intensiva ajuda a prevenir infecções hospitalares sistêmicas relacionadas ao sistema estomatognático, em especial as respiratórias, que prejudicam a recuperação do paciente.

Segundo Dra. Claudia Baiseredo, a importância do odontólogo em Centros e Unidades de Terapia Intensiva vem sendo aprimorada pelos gestores hospitalares conscientes da importância sistemática desse profissional da saúde. “Estados como São Paulo, Mato Grosso e Rondônia elaboraram leis estaduais determinando a presença do cirurgião dentista compondo o quadro de intensivistas, mas ainda são poucos os profissionais capacitados. Existem centenas de leitos no país aguardando atendimento odontológico especializado”, finaliza.

 

Compartilhe:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *