No início de dezembro, o Hospital Daher, por meio da sua equipe multidisciplinar do Centro de Estudos, participou de um mutirão de câncer de pele para atender pessoas que foram diagnosticadas com a doença e precisavam remover a lesão cirurgicamente. A ação, que aconteceu em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Distrito Federal (SBCP-DF), fez parte da campanha Dezembro Laranja, que tem como objetivo promover a conscientização e prevenção desta doença.

Foram mais de 50 pacientes direcionados para os departamentos de cirurgia plástica das instituições envolvidas. Na oportunidade, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que realiza a campanha todos os anos, organizou um grande ambulatório para avaliação de lesões de pele e fez a triagem dos pacientes que necessitavam de cirurgia.

Tratamento

O cirurgião plástico remove, cirurgicamente, lesões cancerígenas e demais lesões da pele utilizando técnicas especializadas para preservar a saúde e a estética. Embora nenhuma cirurgia fique sem cicatrizes, este profissional faz o possível para tratar o câncer de pele sem mudar radicalmente a aparência da região em questão. Entretanto, em algumas pessoas, a reconstrução pode exigir mais de um procedimento para que se obtenham os melhores resultados.

Prevenção

De acordo com a SBD, o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. Confira as principais orientações para se prevenir:

– evitar exposição solar, principalmente durante os horários de pico (10h às 16h);
– usar roupas que protegem o corpo, como calças compridas, blusas de mangas compridas etc.;
– crianças e adolescentes devem evitar superexposição ao sol para reduzir o risco de melanoma na fase adulta;
– usar óculos com filtro de proteção solar;
– habituar-se a buscar sombras durante deslocamentos e permanência em áreas ensolaradas;
– usar protetor solar com FPS igual ou superior a 15;
– usar chapéu de abas largas.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *