O Prof. Dr. Marcos Masini, membro do corpo do Hospital Daher, foi eleito Secretário da World Federation of Neurosurgical Societies (WFNS) para o período 2017/2019 em acirrada eleição realizada por ocasião do XVI Congresso Mundial de Neurocirurgia, dia 24 de agosto passado, em Istambul.

A eleição do representante brasileiro se deveu, além das suas qualidades pessoais, acadêmicas e profissionais, à união e esforço conjunto dos países latino-americanos à sua candidatura, como também ao expressivo apoio recebido de inúmeras sociedades da Ásia, Europa, Oriente Médio, África e Oceania. Os colegas americanos apresentaram candidato próprio.

A educação será um dos principais focos de atuação da WFNS na nova gestão, quando serão acreditados novos centros de referência para treinamento de jovens neurocirurgiões oriundos de países mais carentes. Em segundo lugar, serão oferecidos mais cursos in loco, de acordo com as necessidades locais, incluindo doação de material cirúrgico e assistência virtual online em procedimentos de urgência.

O Dr. Masini é um incentivador da educação continuada em medicina, particularmente nas regiões da América Central e do Sul, participando ativamente tanto como professor visitante nesses países, como anfitrião de médicos residentes e jovens neurocirurgiões das referidas regiões em seu serviço em Brasília.

Além disso, o novo Secretário da WFNS estará ajudando a promover a melhoria da especialidade, por meio da organização e coordenação do Fórum Político e Socioeconômico para o Desenvolvimento da Neurocirurgia durante a realização dos seus congressos mundiais, quando são debatidos os temas não científicos de grande interesse para o exercício profissional.

O neurocirurgião do Hospital Daher e novo Secretário da WFNS é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Academia Brasileira de Neurocirurgia e da Federação Latino-americana de Sociedades de Neurocirurgia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *