homem_stressFazer exercícios físicos em excesso deixa seu corpo exausto durante dias, o mesmo acontece com a mente quando há excesso de atividades intelectuais e pressão por raciocínios complexos. “Se os lobos frontais do cérebro são usados em excesso, ele entra em processo de esgotamento e não trabalha direito”, afirma o neurocirurgião Fernando Gomes Pinto, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O médico explica que é como se existisse uma estrela dentro do cérebro, sendo cada ponta um aspecto da vida: profissão, estudos, lazer, relacionamento amoroso, família, bens materiais. Dedicando-se demais a um ou dois desses itens, a estrela se deforma porque falta energia e tempo para as outras pontas. Como resultado, surgem frustração, estresse e o cérebro literalmente entra em pane.

A estafa mental surge quando a pessoa é workaholic (viciada no trabalho)?
O neurocirurgião Fernando explica que a pessoa workaholic nem sempre tem estafa mental, porque geralmente gosta do trabalho e se sente bem assim. “Para ela, trocar momentos da vida pessoal pela profissional não é problema, então há satisfação”, conta. O problema acontece quando você – workaholic ou não – exige demais de si mesmo no trabalho, a ponto de o cérebro apresentar sintomas de que não aguenta mais. “Assim como o motor de um veículo, o cérebro precisa mudar de marcha algumas vezes ao dia, porque não consegue ficar no máximo da sua capacidade e velocidade o tempo todo”, afirma o médico. “Lembre-se de que é preciso trabalhar para conseguir viver, mas não viver só para trabalhar.”

Estafa mental é o mesmo que estresse?
“Estresse é qualquer sensação que sobrecarregue você momentaneamente”, afirma o neurologista Leandro Teles, de São Paulo. Se você sofrer um assalto, tiver uma prova muito difícil no dia seguinte ou enfrentar um grande congestionamento de carros, pode passar por um momento grande de estresse. A estafa mental é mais intensa e constante, como uma série de tensões (muitos motivos de estresse seguidos, por exemplo) que ultrapassa a capacidade mental de resolvê-las, provocando esgotamento do cérebro.

Estafa mental necessariamente causa problema de memória?
A estafa mental pode apresentar muitos sintomas diferentes: insônia e sonolência durante o dia, alterações repentinas de humor, entre outros. Os dois sinais mais comuns, porém, são a falta de concentração e a dificuldade de memória. “Essas características ajudam o médico a diferenciar a condição de estafa mental de outras doenças e problemas mais sérios que possuem sintomas parecidos, como depressão”, afirma o neurologista Leandro.

A estafa mental pode causar dores físicas e doenças crônicas?
Além de falta de concentração, problemas de memória, alterações de humor e distúrbios do sono, a estafa mental pode provocar fortes dores de cabeça, tonturas, tremores, falta de ar, perda ou aumento repentino do peso e refluxo. Se não tratado e combatido, o esgotamento do cérebro pode levar a doenças como depressão, hipertensão, fobias, ansiedade e doenças cardíacas e gástricas.

Quando é preciso procurar um médico?
Segundo o neurologista Leandro Teles, duas semanas é tempo mais que suficiente para você perceber que o esgotamento mental está prejudicando a qualidade de vida. A sua autoestima pode estar baixa, o desempenho no trabalho piorou, você pode estar emagrecendo demais ou sentir outros sintomas de que o seu cérebro não aguenta mais.

Qual é o primeiro passo para o tratamento?
O primeiro passo é adotar hábitos saudáveis e criar momentos de relaxamento que deixem o cérebro trabalhar menos, como meditação. “Medicamentos podem ser indicados em casos de ansiedade, assim como o acompanhamento psicológico ajuda no tratamento, mas a adoção dos três hábitos que fortalecem e recuperam o cérebro é fundamental: sono, alimentação e exercícios”, comenta o neurocirurgião Fernando.

Para relaxar o cérebro, posso usar a televisão e o computador?
Para combater a estafa mental, o cérebro precisa de válvulas de escape. Se toda a tensão vem do trabalho em excesso, relaxar precisa ser algo que tire o foco disso, mesmo que seja assistir a um filme na televisão ou jogar um jogo no computador. “O problema é quando você passa o dia todo trabalhando no computador, por exemplo, e o usa o aparelho como forma de relaxar”, afirma o neurocirurgião Fernando. Fique atento se você não se sente pior depois desse hábito, pois tanto os olhos quanto o cérebro podem ficar cansados demais. Segundo os médicos, a melhor forma de relaxar sempre será a prática de exercícios físicos. A atividade libera hormônios que aumentam o bem-estar e traz benefícios para todo o corpo, inclusive o cérebro. Mas não vale se matar na musculação em uma academia lotada – procure algo que proporcione mais relaxamento.

Qual é a influência do sono?
“O cérebro não dorme junto com o corpo – ele entra em estágios diferentes durante o sono e trabalha principalmente na fixação das experiências, ou seja, na memória”, explica o neurocirurgião Fernando. Se você não dormir direito, não terá essa memorização adequada. No dia seguinte, vai sentir uma dificuldade maior em trabalhar a memória e isso só vai aumentando com o passar dos dias. O resultado é a falta de produtividade, o que leva ao estresse, à frustração e à necessidade de forçar um trabalho maior do cérebro, o que pode provocar a estafa mental.

Uma pessoa pode apresentar o quadro de pré-estafa?
Tanto estafa mental quanto pré-estafa não estão previstas na Classificação Internacional de Doenças (CID). “A estafa mental, na verdade, é um termo popular usado para definir uma condição que a pessoa apresenta, envolvendo comprometimento intelectual e emocional”, explica Leandro Teles. Nessa mesma linha, a pré-estafa pode ser um termo popular usado por especialistas para alertar que uma pessoa apresenta algumas condições que podem, mais tarde, levar a uma estafa mental, com sintomas mais definidos.

Fonte: Minha Vida, 22 de janeiro de 2013

Compartilhe:
12 Respostas para Você é vítima de estafa mental?
  1. Boa noite. Gostaria de saber se recomendam uso de um tratamento fitoterápico para tratar a estafa mental, ou qual outro tipo de tratamento vcs recomendam.
    Obrigado.

  2. Estou esgotada física e emocionalmente. Sinto dores constantes em toda parte. Ouvido parece que meus tímpanos vão estourar. Meu marido não ajuda só faz piorar. E também em março perdi meu bb com nove meses de gestação, e quando engravidei ja estava com estafa . Tenho medo de ficar numa depressão profunda.

  3. Estou com tanta estafa, falta de atenção, que não consegui nem ler essa matéria.

  4. Tenho todos esses sintomas, estou tratando de depressão e ansiedade, mas parece que o remédio faz efeito uns duas semanas, ai volto no psiquiatra e ele aumenta a dose, ai fico bem, mas passa uns dias começo com as crises, é com o psiquiatra que vejo isso, ou é outra especialista? Minha psicóloga acha que é estafa.

    • Olá Luanna, seu comentário tem um pouco mais de um ano, não sei se você ainda tem os mesmos problemas. Mas se caso tiver a depressão e a ansiedade, procure consultórios de Hipnoterapia, garanto que tudo irá passar, não é viável que eu explique tudo sobre a ansiedade e a depressão de forma escrita, e de onde veem. Mas garanto que a hipnoterapia irá te ajudar.

  5. tbm sinto-me deste jeito já fiz tudo o quanto e de exames mais nada da até uma colonoscopia o resultado deu negativo graças a Deus mais sinto-me muito cansado já fui no psicológica ai ela mim transfiriu pra uma psiquiatria ai ela mim passou vários remédios de clonazepan a mitrypitilina e por aí vai ao todo foram uns 8 a 10 medicação eu vir dizer que estes remédios Mata com um certo tempo. ai eu pergunto estou indo para o médico pra achar soluções ou pra morrer mais rápido .

    • Ei Robson tudo isso de muito ruim !! Tbm sofro desses sintomas, já diagnosticada com síndrome do pânico e estafa vou te falar é preciso tomar os remédios. Fica com Seus qualquer coisa meu zap é 67 92655342 eu converso com muitas pessoas com problemas como o meu.

      • ramona ! mais esses remedios esta fazendo vc ficar melhor ?? cm vc esta se sentindo ?? acho que um doutor nao vai passar remedio para matar ninguem ñ ! sei que qualquer remedios vira dependencia , mais de matar acho que é impossivel

  6. Qual médico procurar para diagnosticar?

  7. Tenho insônia, não durmo bem qualquer barulho acordo, e ultimamente paro e fico olhando para o nada e ao mesmo tempo mando comando para meu cérebro e não consigo realizar esse comando, e sempre após isso sinto uma quentura na nuca, e fico com a sensação de falta de ar no cérebro, começo a ver tudo preto, estou com crises constantes de enxaqueca e ando muito irritada com qualquer coisa. será que estou com estafa mental?

  8. Bom dia
    Estou com sintomas de estafa.
    Minha rotina é puxada, acordo às 4:30 da manhã, vou para um trabalho. saio às 12:00 e vou para outro trabalho. Saio às 17:00 e vou direto para faculdade. Saio da faculdade 23:00, vou pra casa. Ultimamente quando deito nem consigo dormir pq meu cérebro não para de funcionar… Estou esgotada, estressada, sonolenta, não consigo me concentrar em nada.
    Qual especialidade médica devo procurar?


[topo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *