Acne

Acne

A acne é uma doença cutânea que acomete principalmente os adolescentes, porém também pode persistir na idade adulta ou até mesmo surgir nessa fase, o que ocorre mais frequentemente em mulheres.

Suas causas incluem fatores hereditários, desequilíbrio hormonal (hormônios sexuais), uso de alguns tipos de cosméticos gordurosos ou oleosos e alguns medicamentos.

Ocorre devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento ou obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, formando os comedões, que podem ser abertos (cravos pretos) ou fechados (cravos brancos). Pode ainda ocorrer proliferação de microorganismos, com destaque para o Propionibacterium acnes, levando ao processo inflamatório característico das espinhas. Manifesta-se principalmente na face e no tronco, regiões ricas em glândulas sebáceas e apresenta gravidade variável.

O tratamento deve ser orientado por um dermatologista após avaliação do caso e pode incluir medicamentos tópicos e por via oral,além da limpeza de pele, uso de peelings ou lasers para as manchas ou cicatrizes causadas pela acne.

Tratamentos sugeridos: Tratamento dermatológico clínico, Laser CO2 fracionado(cicatrizes) e Microagulhamento(cicatrizes). 

Compartilhe: